Um turista alemão foi preso pela Polícia Federal (PF) em Blumenau por suspeita de liderar uma organização criminosa que disseminava crimes de ódio e atos terroristas pela internet. Morador de São Paulo, ele foi encontrado na cidade nesta segunda-feira (14).
Com a investigação em curso, a Justiça autorizou a prisão temporária dele e a busca no imóvel do suspeito, na capital de São Paulo. Como o homem estava em Blumenau, os policiais federais cumpriram a ordem em solos catarinenses. A PF, porém, não quis dar outros detalhes do caso, incluindo informar se ele permanecerá no presídio regional ou será transferido para o Estado de origem.
Veja fotos da apreensão
Na casa dele foram encontrados equipamentos eletrônicos, documentos e diversas substâncias químicas que podem ser utilizadas para a fabricação de explosivos. O estrangeiro seria o líder de um grupo que propagava ameaças racistas por meio das redes sociais.
Ele deve responder por terrorismo, organização criminosa e por praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito com base em raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. As investigações continuam.