Cheiro forte, fumaça e caos. É assim o cenário na Avenida das Hortênsias, em Gramado, após a queda de uma aeronave na manhã deste domingo (22). Conforme o governador Eduardo Leite (PSDB), nenhum dos tripulantes do avião sobreviveu. Além disso, ao menos 14 pessoas foram levadas ao hospital da cidade com ferimentos. Equipes do Corpo de Bombeiros seguem no local.
Conforme a catarinense Franciane Meire Radtke, que mora em Balneário Camboriú, mas esta de férias na cidade, a via onde ocorreu o acidente está interditada. No local, o cheiro de fumaça predomina.
— Muita fumaça, muito cheiro da fumaça. O policiamento está pedindo para afastar para que eles possam fazer a verificação da área. Uma senhora relatou que, quando ela estava vindo para o trabalho, viu uma bola preta de fogo subindo bem na hora que ela estava quase passando com o carro. Ela parou o carro no meio da rodovia e a explosão continuou — relata.
Ainda de acordo com a turista, muitas pessoas saíram correndo do local, algumas queimadas, em uma situação descrita por ela como “caótica”:
— Está uma situação bem caótica, bem triste. Muitas polícias, muito bombeiro, ainda estão socorrendo. Uma situação bem triste.
Já a publicitária Dayane Oliveira conta que acordou com o barulho das viaturas do Corpo de Bombeiros:
— Fiquei sem entender o que tinha acontecido, porque estava chovendo e ficamos sem energia, aí vimos as notícias.
Nas redes sociais, outras pessoas também deram relatos sobre a situação na cidade. A influenciadora Dora Figueiredo, inclusive, estava hospedada na mesma rua em que aconteceu o acidente: “Caiu um avião na rua do meu hotel aqui em Gramado! Eu tava lá exatamente onde caiu ontem, tô em choque”.
Entenda o caso
Os socorristas foram chamados por volta das 9h30min para atender a ocorrência na Avenida Das Hortênsias, área central da cidade. Segundo os bombeiros, o avião bateu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma casa e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Além disso, os destroços atingiram uma pousada.
Ao menos 14 pessoas foram encaminhadas ao hospital, a maioria por inalação da fumaça do incêndio. O local está isolado pela Brigada Militar. A Polícia Civil investiga o caso.
Em nota, publicada nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) informou que está a caminho do local do acidente. Além disso, de acordo com o político, nenhum dos ocupantes sobreviveu.