Pousos podem ser encaminhados para diferentes aeroportos (Foto ilustrativa: Floripa Airport, Divulgação)
O espeço nevoeiro marítimo que cobriu Florianópolis na manhã desta terça-feira (6) fez o aeroporto da Capital fechar para pousos. Desde a noite de segunda (5), ao menos seis voos foram cancelados devido à condição.
Por volta das 8h, o aeroporto informou que estava fechado apenas para pousos, e operando normalmente para decolagens. Durante este período, os voos que deveriam chegar em Florianópolis estão sendo encaminhados para outros aeroportos.
Os nevoeiros estavam previstos para esta terça, especialmente nas áreas mais próximas ao litoral, onde devem permanecer ao longo do dia e se intensificar ainda mais à noite.
O que explica nevoeiro
Os nevoeiros marítimos que demoram mais para se dissipar são comuns no inverno e no outono, quando a superfície da água está mais fria e há uma massa de ar mais quente que o normal. Ao encostar na água, o ar mais quente causa a condensação. É como uma nuvem que se forma mais perto da superfície.
O nevoeiro marítimo costuma ser mais denso do que o nevoeiro de radiação, comum no interior do Estado. O nevoeiro de radiação é geralmente dissipado algumas horas após o nascer do sol, devido ao aquecimento da superfície, mas o marítimo pode levar mais tempo.