Furacão Milton toca o solo da Flórida com ventos devastadores acima de 200 km/h

Facebook
Twitter
LinkedIn
Threads
WhatsApp
Furacão Milton toca o solo da Flórida com ventos devastadores acima de 200 km/h

O furacão Milton tocou o solo próximos às cidades de Siesta Key e Sarasota, na costa oeste da Flórida, na noite desta quinta-feira (9), com ventos de até 205 quilômetros por hora, o que o coloca como um furacão de categoria 3. A medição foi confirmada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês). As informações são do g1.

Com esta velocidade de ventos, casas podem ser danificadas e árvores podem ser derrubadas. O furacão pode elevar a maré em até quatro metros e provocar inundações. Ainda não há informações sobre feridos.

Segundo autoridades da Flórida, quase 700 mil residências estão sem luz no Estado. O governador da Flórida, Ron DeSantis, informou que a população precisa se abrigar em locais seguros imediatamente.

O fenômeno toca o solo duas semanas após a passagem do furacão Helene, que deixou mais de 200 mortos, o mais mortal desde o Katrina, em 2005. O Milton chegou a alcançar a categoria 5 enquanto ainda estava em alto mar, mas foi rebaixado para categoria 3 às 18h desta quinta (horário de Brasília), pelo NHC.

A Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema, na sigla em inglês) alertou que o fenômeno pode provocar uma enchente “mortal”, destruindo estradas.

Em apelo à população, a prefeita Jane Castor, de Tampa, uma das cidades que deve ser mais afetada na Flórida, disse que “se você escolher ficar em uma das zonas de evacuação, você vai morrer”.

O presidente dos EUA, Joe Biden, também se pronunciou em tom alarmista, determinando que os moradores evacuem “agora, agora, agora”.

— Se vocês estão sob ordem de evacuação, vocês devem evacuar agora, agora, agora. Vocês já deveriam ter evacuado. É uma questão de vida ou morte, e isso não é exagero… É uma questão de vida ou morte — disse o presidente.

Kamala Harris, vice-presidente e candidata nas eleições americanas, também pediu que os moradores abandonem suas casas.

Furacão pode causar fortes enchentes na Flórida (Foto: NHC, Divulgação)

Fonte Original | NSC Total