Doce queridinho na culinária brasileira, o chocolate tem diversos usos na produção de sobremesas que vão além de brigadeiros. Receitas de ganaches, bolos, biscoitos e até mesmo panquecas podem ser feitas tendo o chocolate como protagonista, com muitas combinações possíveis entre os diversos tipos de chocolate para equilibrar os níveis de açúcar presentes nos doces.
Seja com chocolate amargo, meio amargo ou ao leite, existe uma receita com chocolate capaz de agradar os mais diversos paladares. Confira a seleção do ND Mais!
Table of Contents
ToggleTipos de chocolate e como utilizá-los
Quando usar chocolate amargo
O chocolate amargo é ideal para receitas que não podem exceder no uso de açúcar sob o risco de enjoar o paladar, agindo como uma espécie de “neutralizador” do açúcar. Entre os tipos de chocolate listados, o chocolate amargo é ideal para suflês, bolos de caneca, brownies, ganaches e cookies de massa muito doce, neste último principalmente por meio do uso de nibs de cacau.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Não existe um consenso da porcentagem de cacau necessária para um chocolate ser considerado amargo, porém segundo as opções presentes amplamente disponíveis no mercado nacional, são considerados amargos os chocolates a partir de 50% de massa de cacau em sua receita.
Com mais de 50% de massa de cacau na composição, o chocolate amargo é o queridinho da culináriaFoto: Ri Butov (Pixabay)/ReproduçãoQuando usar chocolate meio amargo
O chocolate meio amargo é a escolha perfeita entre os tipos de chocolate da lista para receitas doces que buscam equilíbrio nos níveis de açúcar. Panquecas de banana, brigadeiros, chocolate quente, cafés saborizados, coberturas de bolos e pudins são boas opções de receitas que levam o ingrediente.
Os chocolates meio amargos disponíveis no mercado têm de 35% a 50% de massa de cacau em suas receitas.
Brigadeiros são excelentes formas de utilizar chocolate meio amargo na produção de sobremesasFoto: Daniele Da Luz (Pixabay)/ReproduçãoQuando usar chocolate ao leite
Com mínimo de 25% de cacau e 14% de leite, o chocolate ao leite é caracterizado pelo sabor doce e textura cremosa. Entre os tipos de chocolate listados, o ideal para o chocolate ao leite é utilizá-lo como finalizador, como em coberturas de receitas mais amargas — seja em forma de calda ou ralado.
Com tons de marrom mais claros que os chocolates amargos, o chocolate ao leite tem níveis maiores de açúcar do que os demais. Seu uso em receitas é melhor quando feito de forma esporádicaFoto: meineresterampe (Pixabay)/ReproduçãoFonte Original | Receitas – ND Mais



