Pesquisadores liderados pelo geólogo Thomas Watters, do Museu Nacional do Ar e do Espaço Smithsonian, apontaram que a Lua tem “encolhido” e esse fenômeno tem gerado mais “lunamotos” (terremotos lunares), impactando a superfície do satélite natural. As descobertas ainda apontaram que esse fenômeno tem sido lento, e concluiu-se que nos últimos 400 a 800 milhões de anos, o raio lunar diminuiu aproximadamente 45 metros.
Continua após a publicidade
O encolhimento é causado pelo resfriamento do interior da Lua, que faz com que a única “placa tectônica” lunar gere tremores e fissuras na sua superfície. O trabalho foi publicado nesta quarta-feira (14) na revista The Planetary Science Journal.
Table of Contents
TogglePara quem tem pressa:
- O resfriamento do interior da Lua provoca sua contração e pode gerar falhas na superfície e tremores conhecidos como lunamotos;
- Segundo o estudo liderado por Thomas Watters, o raio lunar diminuiu cerca de 45 metros nos últimos 400 milhões a 800 milhões de anos. A pesquisa também analisou falhas na superfície;
- Os resultados ajudam a entender a atividade geológica lunar e podem contribuir para a escolha de locais mais seguros para futuras missões tripuladas e bases na Lua.
Movimento lento e os “lunamotos”
As pesquisas feitas mostram um fenômeno interessante. Na Terra, os terremotos, tremores e outros desastres naturais estão ligados ao movimento de aproximação ou afastamento de placas tectônicas. Esse movimento entre elas gera fissuras, falhas, vulcões e outros impactos na crosta terrestre. A Lua segue a mesma base, mas com diferenças importantes.
A geologia lunar é composta por apenas uma “placa”. Quando o interior do satélite natural resfria, a placa se contrai e as falhas e tremores aparecem. Essa espécie de contração faz com que o raio lunar diminua em “ritmo glacial”, mas de forma constante.
“À medida que o interior da Lua continua a esfriar e a se contrair, espera-se que o crescimento das falhas existentes e a formação de novas falhas continuem”, afirmou Thomas Watters.
Para chegar às conclusões, o estudo utilizou dados da Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) da NASA que tirou milhões de fotografias da Lua por 17 anos.
Com essas fotos, o grupo de pesquisa calculou o tempo que leva para as falhas aparecerem e quantas já estão visíveis. Contabilizando cerca de 10 mil fissuras visíveis, os resultados apontaram que a Lua “encolhe” cerca de 6 a 11 centímetros por milhão de anos.
Além do aprofundamento dos estudos lunares, a pesquisa se torna importante para entender a geologia da Lua e locais onde a superfície é mais estável. Isso se torna importante para missões futuras da NASA, por exemplo, como as missões Artemis que buscam estabelecer uma base tripulada na Lua.

Ana Luiza Figueiredo
Ana Figueiredo é editora de tecnologia do Olhar Digital. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Ver todos os artigos →
!function(f,b,e,v,n,t,s){
if(f.fbq)return;
n=f.fbq=function(){n.callMethod?n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)
}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1221644929160171’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte Original | Notícias – Olhar Digital



