Biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) montaram uma estratégia com fechamento de ruas para resgatar um cervo em Jaraguá do Sul, nesta quinta-feira (11). O animal estava deitado na garagem de uma moradora, que acionou os profissionais.
O biólogo Christian Lempek compartilhou imagens do resgate nas redes sociais destacando a necessidade de evitar a morte do cervo por estresse durante os trabalhos. Conforme ele, o animal pode sofrer uma miopatia de captura, onde morre de estresse.
Veja fotos do resgate do cervo em Jaraguá do Sul
— Somado ao exercício forçado, resulta em hipertermia, um aumento da temperatura corporal, e acidose metabólica, que é a acidez do sangue capaz de levar as células musculares à morte, culminando com o óbito do animal — explica.
Durante o resgate, os biólogos não tinham dardos tranquilizantes, por isso montaram uma estratégia para fechar ruas da região e criar um caminho para o cervo correr em direção à mata.
Nas imagens é possível ver o animal fugindo da garagem da casa assim que vê um dos profissionais. Em seguida, ele corre em direção à rua, escapa da rede de resgate e entra na mata sem ferimentos.