Proposta para investir em startup de IA ocorre em meio a queda nas vendas e pressão por novas fontes de crescimento na Tesla
Compartilhe esta matéria

Tudo sobre Elon Musk
A Tesla marcou para 6 de novembro uma votação decisiva entre seus acionistas: eles vão avaliar se a montadora deve investir na xAI, empresa de inteligência artificial criada por Elon Musk.
A ideia, listada na declaração de procuração da Tesla, foi apresentada por Stephen Hawk, um pequeno investidor da Flórida, que defende que a aproximação entre as duas companhias pode acelerar projetos estratégicos da Tesla em áreas como carros autônomos, robótica e energia.

O pedido aparece em um momento delicado para a Tesla, que enfrenta queda nas vendas de veículos elétricos e dificuldades no lançamento de robotáxis.
Para analistas, a aposta em inteligência artificial pode ser uma forma de recuperar a confiança dos investidores e reforçar a imagem da empresa como líder em tecnologia de ponta.

Investimento de outras empresas de Musk na xAI
- Se aprovada, a Tesla se juntará à SpaceX, que já destinou US$ 2 bilhões para a xAI em uma rodada de captação de US$ 5 bilhões.
- Essa movimentação levanta especulações de que Musk estaria contando mais com suas próprias empresas para financiar a startup, diante da resistência de investidores externos.
- Além da proposta sobre a xAI, os acionistas decidirão se aprovam um novo pacote de remuneração para Musk, que pode ultrapassar US$ 1 trilhão em 10 anos e aumentar seu poder de voto na Tesla para mais de 25%.
O plano atrela os ganhos de Musk a uma meta ambiciosa: elevar o valor de mercado da Tesla, hoje em torno de US$ 1 trilhão, para mais de US$ 8 trilhões.
Para alguns especialistas, esse objetivo só seria viável se a Tesla avançar fortemente em inteligência artificial e robótica. “Só o entusiasmo em torno da xAI e da Tesla já pode elevar o valor da empresa”, afirmou Gene Munster, da Deepwater Asset Management.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.
Fonte Original | Notícias – Olhar Digital