Quem vai resolver as filas nos pedágios de Santa Catarina?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Threads
WhatsApp
Quem vai resolver as filas nos pedágios de Santa Catarina?

As filas nos pedágios da BR-101, especialmente no trecho Sul de Santa Catarina, tornaram-se uma constante. Aos finais de semana, os relatos de congestionamento se repetem. Neste domingo (9), por exemplo, houve até um buzinaço de veículos acumulados, com congestionamentos que se estendiam para além dos 300 metros permitidos, gerando um tempo de espera superior aos 10 minutos de tolerância. Diante disso, as concessionárias deveriam liberar as catracas para agilizar o trânsito, conforme os limites estabelecidos.

No entanto, o que ocorre na BR-101 é o oposto: as catracas permanecem fechadas e só são abertas após o pagamento de cada condutor. Daí a questão central do título desta coluna: quem vai resolver as filas nos pedágios de Santa Catarina? Os contratos são claros e precisam ser cumpridos.

Seja pelas próprias concessionárias, adotando medidas adequadas, ou pelos órgãos de fiscalização, que têm se mostrado lenientes diante da situação que se repete todos os finais de semana. Existe um grave problema de mobilidade causado pelos pedágios, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela fiscalização das concessões rodoviárias, já não se espera mais nada.

Porém, o Procon e o Ministério Público Federal (MPF), órgãos com autoridade para garantir o cumprimento dos contratos, precisam assumir a liderança. Por parte das concessionárias, é visível que a preocupação não existe. Alguém precisa agir – e com urgência.

Veja abaixo fotos das filas na BR-101 nos pedágios

Fonte Original | NSC Total