Quais obras estão previstas, por cidade, na nova proposta sobre concessão da BR-101 em SC

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Quais obras estão previstas, por cidade, na nova proposta sobre concessão da BR-101 em SC

As ampliações de vias laterais formam a maioria das obras previstas na proposta de repactuação da concessão da BR-101 Norte, em Santa Catarina. A otimização do contrato está em discussão entre Ministério dos Transporte, ANTT e concessionária, com acompanhamento pelo Tribunal de Contas da União. O plano é concluir as tratativas até o final do ano, com assinatura da prorrogação do contrato, o que ampliará o prazo de duração de 2033 para 2048. A principal alegação para a dilação do contrato é a antecipação da realização de obras que só sairiam depois de 2033.

A proposta em análise tem 51 intervenções previstas ao longo dos 405 quilômetros da concessão entre Santa Catarina e Paraná. Dessa lista, 29 obras são em cidades catarinenses (confira lista abaixo). São R$ 8,59 bilhões em investimentos, com R$ 2,1 bilhões nos primeiros três anos do contrato. A proposta prevê 113 quilômetros de faixas adicionais e 23 quilômetros de vias marginais, além de construção de viadutos, ponte, passarelas, retornos, posto da PRF, balança e unidade de serviço de atendimento ao usuário.

Joinville teve audiência pública e exibição de proposta para região

Além das obras previstas na proposta de otimização, há um conjunto de “obras de interesse”, que eventualmente poderão ser analisadas para inclusão – se vierem a ser executas, implicará em novas revisões do pedágio (confira lista abaixo). O Morro dos Cavalos é um exemplo, com chance de ser incluída como “gatilho”. Na audiência pública realizada pelo Fórum Parlamentar Catarinense na segunda-feira, foram apresentadas as obras em discussão para Joinville. Também serão realizadas audiências em Itajaí e na Grande Florianópolis.

Obras previstas na proposta, em análise, de repactuação

Joinville – Rua lateral com viaduto km 38,2 ao km 38,6

Joinville – Rua lateral com viaduto km 40,7 ao km 42,1

Joinville – Rua lateral com viaduto km 42,1 ao km 43,7

Joinville – Rua Lateral com Viaduto km 42,2 ao km 43,8

Joinville – Passarela  km 44,3

Joinville – Passarela km 46

Penha – Faixa adicional km 106 ao km 129

Penha – Faixa adicional km 106 ao km 129

Penha – Interseção em desnível km 108,3

Penha e Itajaí – Rua lateral com ponte km 110,2 ao km 112,3

Navegantes – Rua lateral com ponte km 111,3 ao km 112,4

Itajaí – Rua lateral com viaduto km 116,7 ao km 117,6

Itajaí – Rua lateral com viaduto km 116,7 ao km 117,6

Itajaí – Rua lateral com pontes (3 unidades) km 118,9 ao km 123,8

Itajaí – Rua lateral km 118,2 ao km 119,2

Itajaí – Rua lateral km 125,6 ao km 129,4

Balneário Camboriú – Faixa adicional km 129 ao km 138

Balneário Camboriú – Faixa adicional km 129 ao km 138

Balneário Camboriú – obra de arte especial elevação do Camboriú km 136

Balneário Camboriú –  Rua lateral km 136,3 ao km 137,2

Tijucas – Balança projetada km 172

Governador Celso Ramos – Rua lateral km 179 ao km 179,4

Biguaçu – Rua lateral km 184 ao km 185

Biguaçu – Faixa adicional km 191,5 ao km 200,6

Biguaçu – Rua lateral com Ponte km 192,5 ao km 193,1

São José – Rua lateral com Viaduto km 202,9 ao km 203,3

Palhoça – Base SAU (Contorno de Florianópolis) km 213

Palhoça – POSTO PRF (Contorno de Florianópolis) km 213

Palhoça – Faixa adicional km 215,4 ao km 218 PN

Obras relevantes (não estão previstas na proposta de otimização, mas serão avaliadas)

Palhoça – Túnel do Morro dos Cavalos

Joinville – 32 km de terceiras faixas em Joinville, do km 33 ao 49 (nos dois sentidos)

Barra Velha e Balneário Piçarras -10 km de rua lateral, duas pontes e dois viadutos (km 95 ao 100)

Balneário Camboriú – 23,5 km de Terceiras Faixas em B. Camboriú – km 130 ao km 145 (Norte); km 130 ao km 138,5 (Sul)

Itapema – 17,6 km de terceiras faixas, do km 145 ao km 153 (nos dois sentidos)

Tijucas – Complemento de viaduto do km 194, com vias laterais

Grande Florianópolis (Biguaçu, São José e Palhoça) – Série de adequações na rodovia; construção de passarelas; reforma de passarelas e melhoria em rotatória

Itajaí – Execução e incorporação da Via Portuária com 5 km de rua lateral, com um trevo e viaduto – km 120

Fonte Original | NSC Total