O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics/MS), firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) para fortalecer a pesquisa clínica e aplicada em oncologia no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa tem como foco a formação de profissionais de saúde em desenho, implementação e análise de estudos clínicos, além de estimular a criação de um ambiente colaborativo e sustentável de pesquisa multicêntrica no país. O acordo também busca integrar os resultados científicos à prática assistencial, promovendo inovação e melhoria do cuidado oncológico oferecido à população.
Entre as ações estruturantes previstas está o Workshop de Pesquisa Clínica e Aplicada em Oncologia (ON-COLLAB Brasil), que reunirá pesquisadores do Brasil, da América Latina e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) em dezembro de 2025. O curso será imersivo e prático, com mentoria continuada, voltada à execução de estudos nas instituições participantes e para que o participante não somente aprimore suas competências, mas que seu pré-projeto seja aprimorado para fins de execução. As inscrições podem ser feitas no site da Ebserh entre 9 a 29 de outubro.
De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Fernanda De Negri, a parceria representa um passo estratégico para consolidar o Brasil como referência em pesquisa clínica multicêntrica. “Ao integrar a rede de hospitais universitários federais da Ebserh ao Programa Nacional de Pesquisa Clínica, o Ministério da Saúde reforça o compromisso com a inovação, a equidade e a qualidade do cuidado oncológico no SUS”, destacou.
O Acordo tem vigência inicial de 12 meses e está alinhado à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) 2025. As ações serão realizadas com recursos próprios das instituições e baseadas em princípios de transparência e interesse público.
A parceria entre a Ebserh e a SECTICS/MS contribui com o fortalecimento da pesquisa clínica em oncologia no Brasil, promovendo a capacitação de profissionais, a integração de hospitais universitários em rede e a produção de conhecimento científico de alto impacto social. A cooperação contribui para o aprimoramento do cuidado oncológico, o fortalecimento da base científica, tecnológica e industrial da saúde no Brasil e para a consolidação do SUS como referência em pesquisa clínica, inovação e oferta de tratamentos de qualidade à população.
Ministério da Saúde
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());



