Guilherme Costa foi quinto lugar nos 400m livre e nunca tinha disputado a maratona aquática (Foto: Satiro Sodré, CBDA)
Guilherme Costa, o Cachorrão, abandonou a disputa da maratona aquática nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A prova disputada na madrugada desta sexta-feira (9) teve como grande campeão Kristóf Rasovszky, da Hungria, com o tempo de 1h50m52s7.
Completaram o pódio, Oliver Klemet, da Alemanha, que ficou com a medalha de prata e David Betlehem, também da Hungria, com o bronze. O brasileiro Guilherme Costa abandou a prova com 1h16m28s5, quando estava na quarta das seis voltas, e já tinha percorrido 7,6 quilômetros.
O nadador brasileiro estava em 22º lugar quando deixou a prova da maratona aquática. Enfrentando muita correnteza, Cachorrão sentiu dificuldades para continuar, e como não estava no pelotão de frente e sem chances de pódio, resolveu abandonar a competição.
— Acho que a principal (dificuldade) foi a correnteza, estava bem grande na volta. Quando perdi o pelotão ficou bem difícil de nadar, é uma prova nova para mim, o Brasil não tinha ninguém classificado para andar maratona, então como eu tinha o índice da piscina nos 800m, eu podia nadar, então eu quis nadar já que não teria ninguém no Brasil. Mas foi uma prova que a gente não treinou, a gente focou no 400 livre, na piscina — disse Cachorrão em entrevista ao sportv.
*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro