Ministério da Saúde leva teledermatologia e telestomatologia à população em Florianópolis (SC) — Ministério da Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
Threads
WhatsApp
governo na rua.jpg

A cuidadora de idosos Raiza Yong Montalvo, de 56 anos, saiu da edição do Governo do Brasil na Rua com a expectativa de finalmente dar continuidade ao acompanhamento de um problema de saúde bucal que a acompanha há anos. Natural de Cuba e morando no Brasil há cerca de dois anos e meio, ela procurou atendimento durante a ação realizada na última quinta-feira (18), em Florianópolis (SC), e recebeu orientações e encaminhamento após passar por avaliação de telestomatologia.

“Cheguei até esta ação por meio de uma divulgação. Aqui, tive acesso a diversos atendimentos. Um deles foi na área da saúde, com dermatologia e também estomatologia”, relatou. “Fui muito bem atendida e orientada. Foram feitas fotografias e agora serei encaminhada para receber uma atenção melhor para o meu problema de saúde bucal. Tenho esse problema há muitos anos. Agora já vou ser encaminhada e estou muito contente com o atendimento e com as recomendações que recebi aqui.”

A ação integrou mais uma edição do Governo do Brasil na Rua e levou à população exames especializados de teledermatologia e telestomatologia por meio de uma parceria entre a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi) e o Núcleo de Saúde Digital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizada na Arena Floripa, a iniciativa reuniu serviços de diversos órgãos federais e aproximou a população de políticas públicas e atendimentos essenciais.

Outro que aproveitou a oportunidade para realizar uma avaliação especializada foi o advogado Sandro Roberto Maciel. Ele descobriu o serviço enquanto visitava os estandes do evento. “Na verdade, eu fui surpreendido. Apenas estava passando pelo local, fui conhecer o espaço e descobri a possibilidade de realizar o exame”, contou. “Foi muito rápido e muito prático. Achei uma experiência muito positiva e muito bacana. Tenho uma lesão há muitos anos, mas nunca foi algo que me incomodasse. Aproveitei a oportunidade para fazer o exame e verificar se existe algum problema.”

Saúde digital fortalece a atenção primária

As atividades foram realizadas pelo Núcleo de Saúde Digital da UFSC, que apresentou duas soluções de telediagnóstico financiadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora do núcleo, Josimari Telino, os exames realizados durante a ação contribuem para ampliar o acesso da população a avaliações especializadas. “Estamos realizando exames de dermatologia e estomatologia. Os laudos serão emitidos e disponibilizados aos pacientes. Aqueles que precisarem também serão encaminhados para os seus serviços de referência.”

As soluções apresentadas durante o evento fazem parte das estratégias de saúde digital apoiadas pelo Ministério da Saúde para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e qualificar os encaminhamentos para a atenção especializada.

Sobre os exames

Na teledermatologia, informações clínicas e imagens das lesões são registradas em uma plataforma digital segura e avaliadas por dermatologistas. Os especialistas emitem laudos, orientam a conduta clínica e classificam os casos de acordo com o nível de risco, indicando se o paciente pode ser acompanhado na APS ou se necessita de atendimento especializado. A estratégia contribui para reduzir filas de espera, evitar deslocamentos desnecessários e garantir que os casos mais graves tenham prioridade no acesso aos serviços especializados.

Já a telestomatologia permite a avaliação remota de lesões na cavidade bucal. Por meio do envio de fotografias e informações clínicas, especialistas analisam os casos, elaboram hipóteses diagnósticas, orientam o manejo clínico e classificam o risco das lesões, apoiando a tomada de decisão das equipes de saúde.

A cirurgiã-dentista Gabriela Bampi, integrante da equipe operacional de telediagnóstico do Núcleo de Saúde Digital da UFSC, explicou como funciona o atendimento. “Quando uma pessoa chega com alguma queixa relacionada a uma lesão ou mancha na cavidade bucal, nós podemos acolhê-la, conversar, fazer uma anamnese e avaliar a situação. A partir disso, verificamos se é necessário buscar a opinião de um estomatologista”, explicou.

“Fazemos fotografias da cavidade bucal e da lesão e inserimos essas imagens em nosso sistema. O especialista consegue, de onde estiver, analisar o caso e emitir um laudo”, complementou.

Foto: Ministério da Saúde

Saúde, cidadania e acesso a direitos

Já a estudante Luciana Silva aproveitou a ação para receber a vacina contra a influenza e acessar outros serviços disponibilizados durante o evento. “Eu achei essa ação muito importante para a cidade de Florianópolis. Estava querendo tomar a vacina da gripe, mas não sabia como fazer, porque no posto próximo de onde eu morava, em São José, não tinha. Hoje consegui vir aqui e tomar a minha vacina da gripe”, contou.

Governo do Brasil na Rua

O Governo do Brasil na Rua reúne, em um único espaço, serviços e atendimentos de diversos órgãos federais para aproximar as políticas públicas da população. Em Florianópolis, os participantes também tiveram acesso a serviços da Caixa Econômica Federal, negociação de dívidas por meio do Desenrola Brasil, atendimento dos Correios, perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), orientações sobre o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), entre outras ações voltadas à cidadania.

Patrícia Rodrigues
Ministério da Saúde

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte Original | Notícias – Santa Catarina

Contribua com o Portal para mantermos ele sempre ativo com as melhores informações