O médico Antônio Teobaldo Magalhães foi preso nesta sexta-feira (14) em Salvador, na Bahia. O homem de 68 anos era considerado foragido desde fevereiro deste ano, quando foi condenado em última instância a 12 anos de prisão por estuprar uma paciente dentro de um posto de saúde em Joinville.
De acordo com o delegado Rafaello Ross, da Polícia Civil, o médico estava em uma residência no bairro Caminho das Árvores e, ao perceber a presença dos agentes, tentou se esconder no sótão da casa. Ele deve ser transferido para Santa Catarina, onde vai cumprir a pena em regime inicialmente fechado.
O estupro ocorreu em 2021, em uma unidade de saúde no bairro Iririú, onde Antônio Teobaldo Magalhães trabalhava como clínico geral. A vítima contou que o médico abriu o zíper da calça durante a consulta e começou o abuso. Ela afirma que o ato durou cerca de 40 minutos.
Na época, o estuprador chegou a ser preso, mas conseguiu autorização para responder em liberdade. Ele recorreu da condenação em todas as esferas possíveis, mas no mês passado o Superior Tribunal de Justiça (STJ) bateu o martelo e determinou a imediata prisão do homem.
História que se repete
Essa não é a primeira condenação do criminoso. No ano passado, ele foi sentenciado pelo estupro de uma adolescente de 13 anos na Bahia. O crime ocorreu em 2010, também dentro de um posto de saúde onde ele trabalhava. O processo ainda está em fase de recursos.
Conforme mostrou a jornalista Fernanda Silva, em reportagem de fevereiro, mesmo após as condenações em duas instâncias pelo crime cometido em Joinville e em primeiro grau pelo estupro na Bahia, Antônio Teobaldo Magalhães Andrade chegou a continuar com o registro no Conselho Regional de Medicina.
Atualmente, o CRM dele está cassado em Santa Catarina e ativo na Bahia.
Ele chegou a ser candidato a vereador em 2024 pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) em Itabuna (BA).

Antônio Teobaldo Magalhães era considerado foragido desde o mês passado (Foto: PC, Divulgação)

O homem de 68 anos foi preso em Salvador e tentou se esconder da polícia (Foto: PC, Divulgação)

Paciente relata que crime aconteceu na UBSF do Iririú, em Joinville (Foto: Google Map, Reprodução)

Homem já foi condenado pelo crime cometido em Joinville em todas as instâncias (Foto: Mauro Schlieck, CVJ, Divulgação)

Médico tentou ser candidato a vereador em 2024 pelo Partido da Mulher Brasileira (Foto: TSE, Divulgação)

Ele também responde por um crime de estupro cometido em Itabuna (BA) (Foto: Prefeitura de Itabuna, Divulgação)

Vítima na Bahia tinha 13 anos (Foto: Prefeitura de Itabuna, Divulgação)