(self.SWG_BASIC = self.SWG_BASIC || []).push( basicSubscriptions => { basicSubscriptions.init({ type: "NewsArticle", isPartOfType: ["Product"], isPartOfProductId: "CAow8LzYCw:openaccess", clientOptions: { theme: "light", lang: "pt-BR" }, }); });

Consulta pública sobre distribuição de equipamentos odontológicos para o SUS está aberta até 29 de outubro — Ministério da Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
Threads
WhatsApp
brasil sorridente - consultório - van - foto - walterson rosa ms (1).jpg

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para ouvir fornecedores, especialistas e toda a sociedade sobre o processo de aquisição e distribuição de equipamentos odontológicos para todos os estados e o Distrito Federal. A iniciativa busca ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde bucal, modernizando o parque tecnológico do SUS, e recebe contribuições até 29 de outubro.

Acesse a Consulta Pública

“O aumento da cobertura da atenção à saúde bucal e a melhoria da infraestrutura instalada nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) impactam diretamente a vida de cada cidadão”, destaca Edson Lucena, coordenador-geral de Saúde Bucal. “Antes de realizar a aquisição e a entrega dos equipamentos, queremos ouvir todas as partes envolvidas no planejamento da contratação, visando elevar a qualidade técnica, mitigar riscos e aumentar a probabilidade de êxito no futuro certame”, explica.

Posteriormente, serão distribuídos consultórios odontológicos portáteis, cadeiras odontológicas, ultrassons, fotopolimerizadores, lasers terapêuticos, compressores de ar e conjuntos acadêmicos odontológicos. Esses equipamentos mais modernos e precisos permitirão diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes.

A ação faz parte da retomada do Brasil Sorridente, programa criado em 2004 para garantir acesso gratuito a serviços odontológicos em todo o país. A iniciativa engloba ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs).

Nos últimos dois anos, o programa passou de 1 mil para mais de 33 mil equipes de saúde bucal espalhadas pelo Brasil, com o investimento saltando de R$ 1,5 bilhão em 2022 para R$ 4,3 bilhões em 2024. Somente neste ano, serão entregues 800 novas Unidades Odontológicas Móveis (UOM), ampliando a frota de 107 para 900 veículos, que levarão atendimento a regiões que há mais de uma década não recebiam investimentos.

A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o fortalecimento da atenção à saúde bucal e a consolidação do Brasil Brasil Sorridente em todo o país.

Laísa Queiroz
Ministério da Saúde

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte Original | Notícias

Contribua com o Portal para mantermos ele sempre ativo com as melhores informações