Um acordo costurado na Justiça Federal abriu caminho para que a Havan possa construir uma nova loja no Centro Histórico de Blumenau. A rede varejista topou fazer mudanças no projeto arquitetônico após a proposta entrar na mira do Ministério Público Federal (MPF), que questionou em ação judicial os impactos da estrutura no patrimônio histórico dos arredores.
A rede de Luciano Hang tinha planos de erguer uma unidade com seu projeto arquitetônico característico, remetendo à fachada da Casa Branca, na esquina da rua Oscar Jenichen com a Alwin Schrader, em frente ao Tabajara Tênis Clube. O projeto, no entanto, sofreu resistência e desencadeou uma polêmica paroquial que foi parar na Justiça.
Diante do impasse, a Havan recorreu a um “visual” que lembra a arquitetura enxaimel, como antecipado pela coluna em setembro passado. O reformulado projeto arquitetônico recebeu o aval da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da prefeitura de Blumenau.
Com pareceres favoráveis à nova proposta, órgãos e MPF assinaram um acordo em audiência de conciliação realizada pela Justiça Federal no dia 10 de dezembro, que na prática colocou fim à ação civil pública que travava a construção da nova loja.
– Foi feito o acordo e a juíza homologou. Agora estão seguindo os trâmites burocráticos da proposta construtiva – diz o procurador-geral de Blumenau, Éder Boron, que participou da audiência, na época, ainda na condição de secretário de Planejamento Urbano.
Segundo Boron, já foi feito o estudo do polo gerador de viagens, documento que avalia os impactos de uma nova construção no trânsito dos arredores. Ele acredita que o alvará construtivo deve ser emitido ainda no primeiro bimestre deste ano.
Procurada, a Havan informou que conseguiu, por meio da Justiça Federal, “a liberação para a construção da nova megaloja, em Blumenau, no local onde era o antigo estádio do BEC (Blumenau Esporte Clube)”. A rede acrescentou ainda que o início da obra agora depende da emissão do alvará de construção pela prefeitura.