O iogurte grego é daquelas sobremesas que parecem sofisticadas, mas que, na verdade, você pode preparar em casa sem mistério. E o melhor, com apenas dois ingredientes e alguns minutos de paciência. O resultado é um creme denso, natural e com um sabor suave que combina frutas, mel ou até receitas salgadas.
Além de ser mais saudável, fazer esse iogurte em casa é muito mais econômico do que comprar versões industrializadas, e ainda permite ajustar a textura e o sabor do jeito que você quiser.
Table of Contents
ToggleQuais são os benefícios do iogurte grego?
O iogurte grego oferece vários benefícios à saúde, como melhora da saúde intestinal devido à presença de probióticos que ajudam na digestão e fortalecem a imunidade, e o aumento da saciedade graças ao alto teor de proteínas, o que pode ajudar na perca de peso, segundo um artigo publicado no site healthline.
Receba no WhatsApp as principais notícias Entre no grupo
Além disso, o iogurte é rico em nutrientes importantes como cálcio, vitaminas B12 e selênio, que contribuem para a saúde óssea, a energia e a função cerebral.
Como fazer iogurte grego em casa

Ingredientes
- 1 litro de leite integral (de preferência fresco ou pasteurizado)
- 2 colheres de sopa de iogurte natural (com culturas ativas, sem açúcar e sem aromatizantes)
Modo de preparo
- Aqueça o leite: coloque o leite em uma panela e aqueça até cerca de 85 °C, sem deixar ferver. Esse processo ajuda a alterar as proteínas e garante uma textura mais cremosa.
- Deixe esfriar: espere até o leite atingir cerca de 45 °C, deve estar morno ao toque.
- Misture o iogurte: em uma tigela, dilua o iogurte natural com um pouco de leite morno e adicione ao restante do leite, mexendo levemente.
- Fermente: cubra o recipiente e deixe descansar em local aquecido por 6 a 8 horas. Dentro do forno desligado, com a luz acesa, costuma funcionar bem. Quanto mais tempo de fermentação, mais espesso e levemente ácido o iogurte ficará.
- Coe o soro: transfira o iogurte para uma peneira forrada com gaze ou um pano limpo e deixe escorrer na geladeira por 1 a 2 horas. É nesse ponto que ele ganha a textura encorpada do iogurte grego.
- Armazene e aproveite: guarde o iogurte grego em um recipiente fechado na geladeira por até 5 dias.
Como variar a receita
Para melhores experiências, você pode deixar o seu iogurte ainda mais interessante:
- Adoce com mel ou xarope de bordo;
- Acrescente frutas frescas ou granola;
- Use como base para molhos salgados ou cremes para saladas;
- Misture com cacau em pó ou pasta de amendoim para uma sobremesa leve e proteica.
A diferença entre o iogurte grego e o normal

A principal diferença é que o iogurte grego passa por um processo de coagem que remove o soro, fazendo com que ele fique mais espesso, cremoso, concentrado em proteínas e, geralmente, com mais gordura e calorias.
Enquanto isso, o iogurte natural tem uma textura mais líquida e um sabor mais intenso.
Vale lembrar que o iogurte grego também tende a ter menos lactose e mais de 18% de proteína que o iogurte comum.
Pode comer iogurte todo dia?
De acordo com a nutricionista Patrícia Rodrigues, em um vídeo publicado no YouTube, pode-se comer o iogurte todos os dias, pois é um alimento nutritivo rico em proteínas, cálcio e vitaminas, que auxiliam na saúde óssea, intestinal e muscular.
Para a nutricionista, o iogurte grego ou de origem natural são os mais indicados. Isso porque eles são sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais.
Porque o iogurte grego emagrece?
Conforme o site Frutap, a combinação de proteínas e gorduras faz do iogurte grego um campeão da saciedade.
Isso, entre outros fatores, pode contribuir para a redução ou manutenção de medidas.
Fonte Original | Receitas – ND Mais