(self.SWG_BASIC = self.SWG_BASIC || []).push( basicSubscriptions => { basicSubscriptions.init({ type: "NewsArticle", isPartOfType: ["Product"], isPartOfProductId: "CAow8LzYCw:openaccess", clientOptions: { theme: "light", lang: "pt-BR" }, }); });

FCF promove encontro on-line sobre protocolo de concussão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Threads
WhatsApp
FCF promove encontro on-line sobre protocolo de concussão

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) promoveu na tarde desta terça-feira (09/12) uma reunião on-line sobre o protocolo de concussão, que será implementado pela primeira vez em competições da FCF na disputa do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2026. O encontro contou com a importante presença do presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Jorge Pagura.

Estiveram reunidos no formato on-line os médicos dos clubes envolvidos no Catarinense Fort Atacadista. Entre os participantes também marcaram presença o membro da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF, Roberto Nishimura, o diretor do Departamento de Competições da FCF, Carlos Crispim, o diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Kleber Lúcio Gil, o procurador jurídico da FCF, Rodrigo Capella, e o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina (TJD/Fut/SC), Mario Bertoncini.

Especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e presidente da Comissão Nacional dos Médicos do Futebol (CNMF), Jorge Pagura conduziu o encontro apontando as principais particularidades da concussão em jogos de futebol, orientando os profissionais das equipes médicas dos clubes sobre como devem desempenhar suas respectivas funções conforme as necessidades durante as partidas.

Os médicos dos clubes também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com o médico Jorge Pagura. “Foi um encontro importante, com o intuito de levar aos clubes o máximo de informações possíveis para preservar a integridade física dos atletas. Essa é uma das preocupações que o presidente Rubens Angelotti sempre teve no decorrer de sua gestão e que nessa reunião podemos dar um passo à frente para evoluir ainda mais nessa questão”, aponta Carlos Crispim.

A primeira vez que foi adotado o protocolo de concussão em jogos oficiais no Brasil foi para a realização das Séries A e B do Campeonato Brasileiro do ano passado. A intenção da CBF é expandir ainda mais a cobertura para garantir a preservação da saúde dos atletas envolvidos nas partidas.

Fonte Original | Arquivos NOTÍCIAS – Federação Catarinense de Futebol

Contribua com o Portal para mantermos ele sempre ativo com as melhores informações

Deixe uma resposta

Veja também