(self.SWG_BASIC = self.SWG_BASIC || []).push( basicSubscriptions => { basicSubscriptions.init({ type: "NewsArticle", isPartOfType: ["Product"], isPartOfProductId: "CAow8LzYCw:openaccess", clientOptions: { theme: "light", lang: "pt-BR" }, }); });

Facebook é redesenhado para ficar mais parecido com o Instagram

Facebook
Twitter
LinkedIn
Threads
WhatsApp
Facebook é redesenhado para ficar mais parecido com o Instagram

Redesign do Facebook inclui curtidas com duplo toque, feed mais imersivo e novas ferramentas de controle do algoritmo

Facebook muda: redesign traz curtidas com duplo toque e feed mais limpo (Imagem: Mijansk786 / Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O Facebook está lançando uma nova fase de redesign que aproxima a experiência da rede social da interface usada no Instagram. As mudanças fazem parte da estratégia de Mark Zuckerberg para tornar o Facebook “muito mais culturalmente influente do que é hoje”, segundo a Meta. A plataforma receberá atualizações que prometem reduzir a sensação de excesso de conteúdo e tornar a navegação mais simples e imersiva. As informações são do The Verge.

Entre as novidades, a forma de visualizar e interagir com fotos no feed foi reformulada. Agora, ao publicar múltiplas imagens, o Facebook exibirá o conteúdo em formato de grade, além de permitir que usuários curtam fotos com um duplo toque — gesto já tradicional no Instagram.

facebook
A forma de visualizar e interagir com fotos no feed foi reformulada (Imagem: Natee Meepian / Shutterstock)

A Meta também está redesenhando a criação de Stories e posts do feed, reorganizando os recursos mais utilizados, como adicionar músicas e marcar amigos, para deixá-los mais acessíveis. A área de busca, por sua vez, ganhará um layout em grade mais imersivo, com suporte para todos os tipos de conteúdo. A empresa ainda testa uma forma de visualizar fotos e vídeos em tela cheia sem que o usuário perca sua posição nos resultados.

Outra mudança importante é a expansão das ferramentas de feedback. A Meta permitirá que o usuário indique por que determinado conteúdo não é relevante, reforçando a promessa de oferecer mais controle sobre o algoritmo do Facebook. A empresa já havia introduzido funções semelhantes no Instagram e no Threads, e afirma que continuará ampliando essas opções ao longo dos próximos meses.

Outras novidades no redesign do Facebook

Além das alterações principais, outras funções também estão chegando à plataforma, incluindo:

  • redesign do menu principal
  • experiência de comentários simplificada
  • melhorias gerais de navegação
meta
A Meta já havia introduzido funções semelhantes no Instagram e no Threads (Imagem: PJ McDonnell / Shutterstock)

Segundo a Meta, essas atualizações representam apenas o começo de um processo mais amplo para deixar o Facebook menos poluído visualmente e mais fácil de usar. Novas mudanças devem ser apresentadas ao longo do próximo ano, reforçando o objetivo de modernizar o aplicativo e aproximá-lo das tendências adotadas em outras redes da empresa.

Maurício Thomaz

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura no LinkedIn

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Fonte Original | Notícias – Olhar Digital

Contribua com o Portal para mantermos ele sempre ativo com as melhores informações